Saúde permite ampliação de faixa etária para vacina da dengue em doses prestes a vencer

A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu ampliar a faixa etária para a vacinação contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida é temporária e vale apenas para as vacinas com vencimento em 30 de abril, que poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 60 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.

O Ministério reforça que seja priorizado no primeiro momento a faixa etária de 6 a 16 anos. Só após a inclusão desses grupos os municípios podem, se houver necessidade, ampliar para toda a população elegível, conforme a orientação da bula aprovada pela Anvisa.

Roberto Canquerini, conselheiro federal de Farmácia pelo Rio Grande do Sul, destaca que a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, embora temporária, vem ao encontro da preocupação das entidades da área em ampliar a faixa etária coberta pela vacinação contra a dengue. “A quantidade de vacina ainda está escassa, então é fundamental adotar estratégias para não perdermos o insumo com o vencimento. Entretanto, o mais importante no momento é acelerar as negociações com Fiocruz e Butantan para ampliar a produção nacional de vacinas e poder proteger a população contra a dengue”, conclui.

Segunda dose garantida

A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação.

Quantidade de doses disponíveis

A pasta informou ainda que não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, uma vez que já foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente ao Ministério da Saúde. Os dados podem demorar dias ou semanas para serem repassados para o sistema federal.

Ampliação excepcional para outras faixas etárias

“De maneira excepcional, a ampliação da vacinação será permitida nas unidades de saúde durante a jornada de trabalho, preferencialmente para a população entre seis e 16 anos de idade. Esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga”, decidiu o Ministério para as vacinas com vencimento até 30 de abril.

Qdenga para pessoas de 4 a 60 anos

Conforme a bula aprovada pela Anvisa, a Qdenga pode ser aplicada em pessoas de quatro anos a 60 anos.

Comunicação e estratégias de atração do público

O Ministério ainda pediu que seja intensificada nos estados e municípios a comunicação em prol da vacinação e as estratégias para atrair o público para a imunização.

Informações importantes

•⁠  ⁠A vacina Qdenga é a única vacina contra dengue licenciada no Brasil.
•⁠  ⁠A vacina é segura e eficaz na prevenção da dengue.
•⁠  ⁠A vacina é recomendada para pessoas de 4 a 60 anos que residem em áreas com circulação do vírus da dengue.
•⁠  ⁠A vacina deve ser aplicada via subcutânea, em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Onde se vacinar

A vacina Qdenga está disponível nas unidades básicas de saúde de todo o país.

Para mais informações

•⁠  ⁠Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br
•⁠  ⁠Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): https://www.gov.br/anvisa/pt-br

Observações

•⁠  ⁠A ampliação da faixa etária para a vacinação contra dengue é uma medida excepcional e temporária.
•⁠  ⁠A prioridade para a vacinação continua sendo a faixa etária de 10 a 14 anos.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support