Fim do TAC: justiça decide favoravelmente aos farmacêuticos do RN

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região decidiu, por unanimidade, a favor dos Farmacêuticos do Rio Grande do Norte e manteve a obrigatoriedade da presença do responsável técnico em tempo integral nas farmácias e drogarias do estado. Desde 2010, o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) defende em juízo essa obrigatoriedade, questionada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do RN (Sincofarn).

O caso iniciou em 2005 quando o CRF-RN acionou o MPF e MPE para que as farmácias cumprissem a lei. 5.991/73, que determina a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento de farmácias e drogarias. À época, as empresas, por meio do Sincofarn, alegaram insuficiência de profissionais no mercado para atender a demanda dos estabelecimentos.

No mesmo ano, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Sincofarn e o Estado do Rio Grande do Norte; Município de Natal; CRF-RN; Sindicato dos Farmacêuticos do RN (Sinfarn); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público Estadual (MPRN) e Coordenadoria Estadual do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN).

Pelo TAC, foi concedido o período de 2005 a 2010 para que as empresas progressivamente cumprissem a exigência legal. Findado esse prazo, o Sincofarn recorreu judicialmente e pediu a suspensão da obrigatoriedade da RT dos farmacêuticos em período integral. Após intensas discussões judiciais, o tema foi encerrado no último dia 21 de outubro de 2021, com o Acórdão do TRF 5ª Região favorável aos farmacêuticos potiguares. A decisão transitou em julgado e não cabe mais recurso.

Ao longo do processo, o CRF-RN comprovou que a quantidade de profissionais habilitados existentes no mercado atual atendia plenamente às exigências da lei.

O presidente do CRF-RN, Sales Guedes, destacou o esforço de todo o Conselho e da categoria farmacêutica em geral que esperaram anos por essa decisão definitiva. “Passamos por um longo processo e tivemos que comprovar, até mesmo por meio de perícia técnica, o que nós sabíamos pela nossa vivência prática, e era tão claro aos nossos olhos: que tínhamos, sim, farmacêuticos disponíveis para trabalhar e atender a demanda do nosso mercado local. Me sinto realizado e feliz, pois vi de perto o engajamento de todo o CRF-RN, por meio de seu Plenário; do SINFARN; e da Conselheira Federal Lenira Costa, para alcançarmos essa vitória da profissão farmacêutica e de toda saúde pública”, comemorou o presidente.

A presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento de farmácias e drogarias está prevista no art. 15, da lei nº 5.991/73, ratificada pelo art. 6º, I, da lei nº 13.021/2014. A inobservância dessa regra é passível de penalidades legais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support