Aprovada Lei que regulamenta o repouso dos farmacêuticos nas instituições de saúde pública do RN

Às vésperas do Dia do Trabalhador, 1º de maio, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte sancionou a lei que dispõe sobre as condições de repouso para os profissionais farmacêuticos nas instituições de saúde pública do estado. A Lei é resultado de solicitação do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) ao deputado Kleber Rodrigues (PL), autor do Projeto de Lei.

De acordo com a nova Lei, os locais de repouso dos profissionais farmacêuticos devem ser arejados, ter mobiliário adequado, conter instalações sanitárias, ter conforto térmico e acústico, ser destinados especificamente para o descanso dos trabalhadores e ter área útil compatível com a quantidade de profissionais diariamente em serviço.

O deputado Kleber Rodrigues ressaltou a importância do projeto e disse ser necessária uma medida que preserve a integridade física desses trabalhadores. “Entendemos importante essa proposição porque ela está intimamente ligada à saúde e à segurança do trabalhador e também de toda a sociedade, além de estar em conformidade com os valores sociais do trabalho e com os princípios da dignidade da pessoa humana”, explicou o deputado.

Para o presidente do CRF-RN, essa é mais uma forma de endossar os direitos laborais, bem como o devido respeito aos profissionais farmacêuticos do estado. “Muitas vezes, os farmacêuticos passam por extensas jornadas de trabalho e ter um ambiente com instalações físicas adequadas para o repouso é fundamental para a saúde do próprio profissional, e, consequentemente, para a qualidade da prestação da assistência farmacêutica”, explica Sales Guedes.

Confira na íntegra o texto da Lei nº 10.880, de 29 de abril de 2021:
Documento_ 721613 Publicado em_ 30_04_2021 Edição Diária_ 14918

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support