Farmacêuticos poderão ser vacinados em Natal no período de 25 a 28 de março
Os esforços conjuntos do Conselho Federal de Farmácia, CRF-RN e Sinfarn geraram resultado, de modo que a Prefeitura do Natal ampliou a vacinação prioritária contra a Covid-19 e contemplou todos os farmacêuticos, bioquímicos e auxiliares em atividade, com imunização imediata: entre 25 e 28 de março. A data para imunização dos auxiliares é no período de 29 a 31 de março.
A medida foi publicada na Nota Informativa nº 04/2021 da Secretaria de Saúde de Natal.
É necessário atentar aos documentos que devem ser levados: carteira do conselho profissional, escala ou declaração de vínculo assinados e carimbados, documento de identificação com CPF e foto, carteira de vacina e a auto declaração de exercício profissional (disponível no site da Prefeitura).
A vice-presidente do CFF, Dr.ª Lenira Costa, lembra a importância da medida e o empenho das entidades da categoria. “Agora, todos os heróis da linha de frente estão, de fato, contemplados, com a inclusão das farmácias comunitárias, prestigiando integralmente os colegas farmacêuticos em atividade. Em 10 de janeiro, em audiência na SMS Natal, expusemos a demanda. Nova audiência ocorreu em 2 de fevereiro. E, no último dia 11 de março, o ofício nº 234/21, enviado pelo Ministério da Saúde aos municípios brasileiros, oficializou a posição do Plano Nacional de Imunização. Além disso, a participação direta do secretário farmacêutico George Antunes, a quem agradecemos o empenho, contribuiu para um desfecho positivo”, explica a diretora.
De acordo com o Presidente do CRF-RN, Dr. Sales Guedes, “sempre cobramos bastante, de forma que, quando um pleito é bem sucedido, também é necessário reconhecer. A sintonia entre CFF, CRF-RN e Sinfarn torna o segmento farmacêutico potiguar mais forte e resolutivo. É preciso ainda registrar a ação política indispensável do deputado estadual Kleber Rodrigues e do Sincofarn, provando a força do trabalho coletivo. Se tratam de canais permanentes de interlocução em que todos saem ganhando”, destaca o gestor.
A presidente do Sinfarn, Dr.ª Jacira Prestes, segue a mesma linha, enfatizando que “a união é sempre construtiva e numa guerra como essa contra a pandemia, toda iniciativa é louvável. Mais do que nunca, estamos todos no mesmo barco, batalhando por saúde e exauridos pela crise sanitária. O interesse comum pela vida está acima de tudo”, encerra.
#VacinaçãoFarmacêuticos
#Covid19
Confira na íntegra a Nota Informativa nº04/2021 da Secretária de Saúde de Natal:
NOTA VACINAÇÃO CONTRA COVID – 19 N04 DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE (2)