CRF-RN realiza compra de EPIs para fiscalização e farmacêuticos em situação de risco

 

Com o auxílio da transferência de recurso do Conselho Federal de Farmácia, por meio da resolução nº 684/2020, o Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) realizou a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para atender os fiscais do Conselho e farmacêuticos que, no momento da fiscalização, estejam desprovidos desse material, colocando em risco a segurança e saúde do profissional.

O CRF-RN recebeu um valor de R$ 80.000 mil reais para suprimento de EPIs como máscaras cirúrgicas descartáveis e máscaras N95, mas tem encontrado dificuldade para aquisição desses materiais, devido a baixa disponibilidade dos produtos no mercado. No entanto, uma parte do material foi adquirida e está sendo disponibilizada aos fiscais que distribuirão aos farmacêuticos em situação de risco, conforme termos da Resolução 684/2020.

Conforme a Resolução, o repasse do CFF deve ser utilizado para aquisição de equipamentos de proteção individual aos fiscais dos conselhos regionais de farmácia e procedimentos necessários a manutenção segura da fiscalização externa. Desde que haja disponibilidade no mercado para aquisição, os CRFs deverão fornecer equipamentos de proteção individual aos farmacêuticos que, no momento da fiscalização, estiverem sem o EPI e em situação de risco ao exercerem suas atividades.

Verificada a ausência dos EPIs, o CRF-RN procederá denúncia da empresa ao Sindicato dos Farmacêuticos do RN, Sindicato do Comércio Varejista do RN e Ministério Público do Trabalho.

A Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que altera o Capítulo V do Titulo II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo a segurança e medicina do trabalho, informa, em seu art. 166, que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support