CRF-RN participa do lançamento da Campanha Sinal Vermelho para a Violência no RN

O Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) participou, nesta sexta-feira, 14, do lançamento virtual da campanha Sinal Vermelho para a violência contra a mulher no Rio Grande do Norte. O Tribunal de Justiça do RN (TJRN) e a Assembleia Legislativa do RN promoveram reuniões virtuais com órgãos e instituições parceiras da campanha para falar sobre a importância da ação no estado. A ideia é que as farmácias possam ser um lugar onde a mulher vítima de violência possa pedir ajuda, mediante um simples “X” vermelho desenhado na palma de uma das mãos.

De acordo com o presidente do CRF-RN, Sales Guedes, o Conselho incentiva a participação das farmácias potiguares nesta relevante ação nacional em prol das mulheres. “Farmácias e farmacêuticos têm sido cada vez mais reconhecidos pelo seu trabalho direto e mais próximo com a saúde da população. É importante destacar que o farmacêutico e seus auxiliares serão, no momento do atendimento à mulher, facilitadores do contato da vítima com a autoridade policial, não cabendo ao farmacêutico, atendentes e ao estabelecimento qualquer outro tipo de desdobramento no caso, além do acolhimento inicial. Será mais uma forma de cuidar da vida e da saúde, e isso já é parte do cotidiano de trabalho do farmacêutico e de toda a equipe das farmácias”, reforça o presidente.

Para a vice-presidente da autarquia, Célia Aguiar, nesta campanha, as farmácias serão mais que ambientes de acolhimento a toda a sociedade, em termos de saúde. “Pela grande capilaridade que possuem as farmácias, a mulher encontrará um ambiente neutro, seguro, responsável e com profissionais farmacêuticos que podem orientar sobre medicamento e também, de forma geral, sobre saúde, inclusive saúde da mulher”, informa. Ela acrescenta ainda que, por meio desta campanha, a mulher, em um momento de desespero, será compreendida com o simples sinal de mostrar o “X” vermelho na mão. “Parece simples, mas faz toda a diferença! Uma ação que pode trazer para a mulher cidadania, autoestima, esperança e liberdade de ser feliz!”, afirma.

Desde junho de 2020, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lançou a campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica em todo o Brasil, cuja a proposta principal configura-se em um simples ato de mostrar a mão com um sinal vermelho durante o atendimento na farmácia, para mostrar que precisa de ajuda e que a polícia deve ser acionada.

No Rio Grande do Norte são mais de 1.500 farmácias. No Brasil, este número passa dos 10 mil estabelecimentos farmacêuticos que podem aderir à campanha e ajudar centenas de mulheres. A adesão das farmácias e dos farmacêuticos é voluntária.

Maria da Penha

A violência doméstica já atingiu a profissão farmacêutica, de forma triste e notória, quando revelou-se a história da farmacêutica bioquímica cearense Maria da Penha Maia Fernandes.

Sua trajetória marcada pela dor, mas também pela força e coragem, a transformaram em um símbolo da luta por justiça. Sua história inspirou a criação de uma lei, conhecida como Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Neste mês de agosto, este normativo completou 14 anos de sua sanção.

Como farmácias podem participar:

Basta enviar o termo de adesão assinado digitalmente em formato de foto para o e-mail sinalvermelho@amb.com.br. O documento está aqui: https://bit.ly/2MPcGsc

O CNJ e a AMB desenvolveram cartilhas informativas para farmácias e para as mulheres com mais detalhes da campanha. Acesse as cartilhas pelos links abaixo:

Link Cartilha para Farmácias:

https://www.amb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/cartilha-sinal-vermelho-AMB_farm%C3%A1cias.pdf

Link Cartilha para as Mulheres vítimas de violência:

https://www.amb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/cartilha-sinal-vermelho-AMB-7.pdf

Quem sofre violência doméstica pode procurar ajuda ligando 180, serviço de informações e denúncia da Central de Atendimento à Mulher funciona 24h por dia e garante o anonimato da vítima.

Acompanhe e saiba mais da campanha nos seguintes canais:

– Site da Campanha: www.amb.com.br/sinalvermelho

– Twitter (@sinalvermelho)

– Instagram (@campanhasinalvermelho)

– Facebook (@campanhasinalvermelho)

– Participe usando também a hashtag #sinalvermelho

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support