CRF-RN, CFF e SINFARN se reúnem com secretário de saúde de Natal para falar sobre vacinação dos farmacêuticos contra a Covid-19

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN), Sales Guedes, a vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Lenira Costa, e a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do RN (Sinfarn), Jacira Prestes, se reuniram, nesta terça-feira, 19/01, com o secretário municipal de saúde de Natal, George Antunes de Oliveira, para pedir esclarecimentos sobre as informações da suposta ausência dos profissionais farmacêuticos no grupo prioritário para imunização contra a Covid-19.

De acordo com o secretário, a vacinação contra o novo coronavírus para todos os profissionais de saúde obedecerá critério de prioridade conforme as atividades profissionais sejam desenvolvidas nos serviços e locais inicialmente contemplados. Ele explicou que Natal recebeu cerca de 12 mil doses da vacina e que a rede municipal agrega aproximadamente 35 mil profissionais da área da saúde. Desta maneira, não há como atender de forma plena a todos os profissionais neste primeiro momento.

George Antunes enfatizou que receberão imunização prioritária todos os profissionais de saúde, incluindo farmacêuticos, que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), maternidades e prontos-socorros públicos e privados, incluindo o pronto-socorro do Centro de Referência Odontológica Dr. Morton Mariz, sempre mediante a apresentação das escalas de trabalho.

Receberão ainda a vacinação prioritária, todos os profissionais do Hospital de Campanha de Natal e Hospital Giselda Trigueiro.
Também serão vacinados de forma prioritária os profissionais que trabalham na ala de Covid-19 dos seguintes Hospitais: Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Hospital Dr. João Machado, Hospital Maria Alice Fernandes e Hospital Municipal Pediátrico de Natal.

Na ocasião, o secretário George Antunes reforçou que nunca houve qualquer tipo de discriminação com nenhuma categoria profissional e que a vacinação seguirá o cronograma aprovado.

CONFIRA O TEXTO DO OFÍCIO ENTREGUE À SMS/NATAL:

OFÍCIO PRES. CRF/RN n. 006/2021

Natal/RN, 19 de janeiro de 2021.

Excelentíssimo Senhor,
GEORGE ANTUNES DE OLIVEIRA
Secretário Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde – SMS – Natal/RN

Senhor Secretário,

O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, por sua vice-presidente, Lenira da Silva Costa, o CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – CRF/RN, por seu Presidente Sales de Araújo Guedes, e o SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO RIO GRANDE DO NORTE – SINFARN, por sua presidente, Jacira Elvira de Oliveira Bezerra Prestes, vêm esclarecer o que segue:

Na última sexta-feira e também nesta segunda-feira, data da entrega oficial das vacinas aos entes federativos, o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA encaminhou listagem especificando os farmacêuticos por Estados, conforme alinhamento do CFF com o Ministério da Saúde de inclusão, como não poderia deixar de ser, do farmacêutico no grupo prioritário para imunização contra a Covid-19, como profissionais da saúde que somos.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) contempla o alinhamento citado.
Assim, encaminhamos relação dos farmacêuticos potiguares, especificamente do Município de Natal, para adequação da SMS-Natal ao que está posto no PNI, certos de que não passou de equívoco o anúncio que frustrou nossa categoria, ao não mencionar os farmacêuticos como prioritários, quando indiscutivelmente somos.

Ademais, sendo concorrente a responsabilidade nas ações frente à pandemia, deve prevalecer a medida de melhor benefício social, enfatiza o STF – neste tema, a do Ministério da Saúde.
Ficamos disponíveis e no aguardo da adequação ensejada.

Respeitosamente,

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA