Concurso ITEP/RN: Saiba mais sobre o trabalho do farmacêutico como Perito Criminal

O Instituto Técnico Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) publicou o edital 001/2021 com vagas para diversos cargos de nível médio e superior. Os farmacêuticos poderão se inscrever para os cargos de Perito criminal – área geral, Perito Criminal Toxicologista e Perito Criminal de DNA. O Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) traz um breve relato pessoal do Dr. Otávio Domingos Moreira Santos e da Dra. Idylla Silva Tavares, farmacêuticos potiguares que atuam como peritos e revelam um pouco sobre o cotidiano do profissional farmacêutico nessa área. Confira:

DR. OTÁVIO DOMINGOS MOREIRA SANTOS – FARMACÊUTICO E PERITO CRIMINAL TOXICOLOGISTA – ITEP MOSSORÓ:

1- CRF-RN: Dr. Otávio, como é o trabalho do farmacêutico perito criminal no ITEP?

– Dr. Otávio Domingos: O trabalho do Perito Criminal especialista Farmacêutico-bioquímico na instituição do ITEP/RN é muito gratificante para mim, que já atuo há cerca de 20 anos na área, inclusive auxiliando outros profissionais a entrarem na carreira de perito, por meio de um curso preparatório. Como Perito, nós aprimoramos os conhecimentos do nosso curso de formação acadêmica com as perícias de laboratório na área das ciências forenses: Imuno-Hematologia, pesquisas e dosagens de fármacos, drogas de abuso, voláteis, entorpecentes de modo geral, compostos organofosforados e organoclorados (venenos), psicotrópicos diversos, como também em processos que culminam com o pré-processo e encaminhamento para os casos de DNA!”.

2- CRF-RN: Como tem sido especificamente a atuação cotidiana deste profissional no ITEP?

– Dr. Otávio Domingos: Como éramos poucos peritos criminais no início, antes do último concurso do início de 2018, também acabamos por atuar nas mais diversas situações de crimes contra a vida, homicídios, suicídios, acidentes de tráfego, crimes contra o patrimônio etc. Com o advento desse concurso de 2021, essas atribuições serão desempenhadas pelo Perito Criminal área geral. Assim, o Perito Criminal específico (Toxicologia ou DNA) atuará nas respectivas perícias de laboratório!

3- CRF-RN: De forma breve, quais as principais dicas que você pode passar para o farmacêutico que está se preparando para esse concurso do ITEP/RN?

– Dr. Otávio Domingos: Importante estudar acerca dos conhecimentos de formação da profissão como cobra no Edital, mas se dedicar até mais às disciplinas diferenciadas como Português, Informática, Criminalística e Medicina Legal, pois farão grande diferença na pontuação! Alguns acabam por esquecer deste detalhe! Além disso, aproveitar mesmo esta oportunidade do ITEP/RN, pois, desta vez, não cairão as disciplinas de Direito para os Peritos, como de costume, estas serão cobradas no Curso de Formação!

Se você deseja mais informações ou tirar alguma dúvida sobre a profissão de Perito Criminal com dr. Otávio Domingos, basta mandar uma mensagem, via direct, para o instagram @preparatorioconcursosbr.

DRª. IDYLLA SILVA TAVARES – FARMACÊUTICA E PERITA QUÍMICA – INSTITUTO DE POLÍCIA CIENTÍFICA (IPC) DA PARAÍBA:

1- CRF-RN: Drª. Idylla, agora na sua visão, como se desenvolve o trabalho do farmacêutico perito criminal?

– Drª. Idylla Tavares: O trabalho do Farmacêutico como perito criminal em qualquer Instituto de Perícia é bastante complexo. O farmacêutico tem que ter conhecimentos na área de toxicologia, química analítica, farmacologia e dependendo da lotação biologia molecular. Além disso, é preciso conhecer a legislação Penal e Processual Penal, como também está acompanhando a atualização constante da Lista de Substâncias Proscritas.

2- CRF-RN: Como tem sido especificamente a atuação cotidiana do farmacêutico, no seu caso, no IPC/PB, que é um órgão com as mesmas atribuições do nosso ITEP/RN?

– Drª. Idylla Tavares: O farmacêutico pode atuar na área de DNA forense; na química forense com a análise de drogas proscritas; e na toxicologia forense, analisando amostras biológicas como sangue e urina na detecção de substâncias de interesse forense.

3- CRF-RN: Resumidamente, como foi a sua preparação para ingressar como perita criminal?

– Drª. Idylla Tavares: A preparação para o concurso não tem segredo. É foco e dedicação. Primeira coisa é esquecer a concorrência e pensar no que você é capaz. Eu fiz o concurso apenas com minha graduação, concorrendo com mestres e doutores, e consegui ser aprovada dentro das vagas. Importante é não se preocupar com quem está do seu lado fazendo a prova e sim com o que você estudou e se preparou. Para o concurso eu fiz um cursinho preparatório que não foi específico para área policial, mas continha as disciplinas gerais com português, informáticas, Direito. A parte específica eu estudei sozinha através de livros e fazendo as provas anteriores. Hoje já existem cursinhos direcionados para área farmacêutica, os quais ajudam bastante para dar um norte nos estudos.

Se você deseja mais informações ou tirar alguma dúvida sobre a profissão de Perito Criminal com a drª. Idylla Tavares, basta mandar uma mensagem, via direct, para o instagram @perita_idyllatavares.

Fique Atento:

As inscrições para o concurso do ITEP/RN estão abertas e podem ser feitas até o dia 07 de junho pelo site www.institutoaocp.org.br, onde também é possível acessar o edital completo.

O concurso oferece remuneração inicial bruta para o cargo de Perito Criminal, em todas as especialidades, de R$ 7.440, com vagas nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.