Campanha 25 de Setembro: Atuação do farmacêutico nos serviços de vacinação

Com a promulgação da Lei 13.021/14, as farmácias foram autorizadas a dispor de soros e vacinas para atendimento imediato à população. A lei foi regulamentada por meio da RDC nº 197/2017, da Anvisa, e a atuação do farmacêutico nos serviços de vacinação, pela Resolução/CFF n° 654/2018.

A mudança na legislação e nas normas sanitárias e regulamentadoras do exercício profissional resultou em uma nova atribuição para o farmacêutico que atua em farmácias e drogarias: a de prestação dos serviços de vacinação. Em função da pandemia de Covid-19, por meio da RDC Anvisa nº 377/2020 foi acrescida a essa atribuição a realização de testes rápidos para a identificação da doença.

Por trabalhar diretamente com agentes nocivos à saúde, qualquer trabalhador que exerça algum tipo de atividade insalubre deve receber, além do salário normal, um adicional de acordo com o grau de insalubridade.

Esta é uma prerrogativa pela qual o Conselho Federal de Farmácia (CFF) luta constantemente no Legislativo. O seu apoio é fundamental para mostrar aos parlamentares que a atuação do farmacêutico deve ser reconhecida e ser remunerada de forma justa.

#CFF #CRFRN #ValorizeOFarmacêutico #CuidadoParaQuemCuida #Farmácia #Farmacêutico

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support