20 de Janeiro: O Farmacêutico participa da autorização do registro de vacinas e medicamentos

Várias etapas estão envolvidas entre o surgimento de uma nova doença e a produção de uma vacina. O desenvolvimento de cada imunizante é baseado em estudos e métodos distintos, e para que estes obtenham o registro e a autorização de uso é necessário submetê-lo aos órgãos reguladores.

No Brasil, a regulação está a cargo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os farmacêuticos estão entre os profissionais responsáveis pela avaliação de toda a documentação apresentada pelos fabricantes para demonstrar a qualidade, a segurança e a eficácia dos imunizantes. Inseridos nas equipes multiprofissionais de saúde, eles também atuam no monitoramento de eventos adversos às vacinas. Todas essas atividades foram amplamente divulgadas no último ano, com a pandemia da Covid-19.

O farmacêutico é um profissional da saúde com amplo conhecimento em medicamentos. Sua autoridade técnica merece ser respeitada. Sua atuação está diretamente ligada à saúde da população. Sem suas atividades, o cidadão fica desamparado em questões fundamentais para o êxito de seus tratamentos.

Acesse: http://valorizeofarmaceutico.cff.org.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support