INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CAPACITAÇÃO EM SERVIÇOS DE CUIDADO FARMACÊUTICO NO SUS

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) convida os profissionais da área a participar do projeto “Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) – Capacitação em Serviços”. No RN, as inscrições ocorrem até o dia 21 de abril.  A capacitação terá carga horária total de 80 horas, distribuídas em 5 módulos presenciais de 16 horas, a cada 15 dias.

O Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) tem se esforçado na tentativa de montar pólos no estado que possibilitem a realização do projeto. Para isso, é necessário montar turmas com, no mínimo, 40 e, no máximo, 50 farmacêuticos. Esses profissionais precisam ter vínculo trabalhista formal nos municípios próximos ao pólo. O projeto não permite inscrições individuais de farmacêuticos. Dessa maneira, a articulação para formar turmas é a única maneira de trazer o projeto ao RN.

Ampliar a participação do farmacêutico no SUS e harmonizar termos, conceitos e processos de trabalho relacionados à atuação clínica desse profissional é o principal desafio do projeto. A metodologia desenvolvida permite ao CFF, por meio dos conselhos Regionais, reunir dezenas de farmacêuticos nos municípios e implantar os cuidados farmacêuticos em sua cidade, com o acompanhamento de tutores que darão consultoria após o curso.

A previsão é que, em todo o país, sejam criados 14 centros de formação, em 2017, para atender cerca de 300 municípios com a capacitação e a implantação de serviços de cuidados farmacêuticos nos postos de saúde do SUS.

Para ingressar no projeto, o farmacêutico deve, obrigatoriamente:

– Estar inscrito no curso “Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados”, constante na plataforma do Programa de Suporte Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar), disponível gratuitamente no endereço https://profar-cff.org.br, ou já possuir o certificado de conclusão deste curso;

– Ter vínculo formal com o município.

Farmacêuticos do RN devem enviar essa documentação por e-mail, impreterivelmente, até o próximo dia 21/04, para os seguintes organizadores locais:

– Farmacêuticos que trabalham em Natal: Joselito Rangel (joselitorsf@hotmail.com);

– Farmacêuticos que trabalham na 1ª (São José do Mipibu), 3ª (João Câmara) e 7ª (Metropolitana, exceto Natal) Região de Saúde: Higor Lopes (hjplasgp@gmail.com);

– Farmacêuticos que trabalham na 2ª (Mossoró), 4ª (Caicó), 5ª (Santa Cruz), 6ª (Pau dos Ferros) e 8ª (Assú) Região de Saúde: Arícia Diógenes (ariciafarma@outlook.com).

Os e-mails devem conter no assunto: “DOCUMENTAÇÃO CURSO CUIDADO”. O envio mais breve dos documentos ajudará na organização das inscrições.

ATENÇÃO!

Confira aqui os critérios para seleção e saiba como participar.

Caso tenha dúvidas,  clique aqui.

Confira o passo a passo para fazer sua inscrição, clique aqui.
Caso atenda aos critérios, preencha o formulário de inscrição.