CRF-RN REALIZA AÇÕES QUE MARCAM O DIA NACIONAL PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Em alusão ao Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio, o Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) realiza uma ações com objetivo de levar informações sobre os perigos da automedicação e também falar da importância de se consultar um farmacêutico para esclarecer dúvidas quanto a correta utilização de medicamentos.

Durante o mês de maio, o Conselho realizará atividades com enfoque na orientação farmacêutica. Para abrir o mês, será realizada uma palestra sobre o Uso Racional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O evento ocorre no dia 4 de maio, às 19h, no auditório do CRF-RN, localizado na Praça André de Albuquerque, 634, Cidade Alta, em Natal. O palestrante será o professor Idivaldo Antonio Micali. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 3221-1211.

Idivaldo menciona dados da Organização Mundial da Saúde para reforçar a importância de se falar em Uso racional de Medicamentos. “A OMS comprova que 50% dos medicamentos consumidos no mundo são mal prescritos ou mal dispensados. Isso significa que o uso racional de medicamentos é deixado a desejar”.

No dia 12 de maio, será realizada palestra na fábrica Três Corações (Extremoz) e, ainda neste mês, o CRF-RN leva outra palestra aos trabalhadores da fábrica Coteminas (São Gonçalo do Amarante). A ideia é informar sobre o uso correto, seguro e racional de medicamentos.

De acordo com o presidente do CRF-RN, Sales de Araújo Guedes, a data é uma oportunidade de também “lembrar aos trabalhadores sobre o papel fundamental do farmacêutico enquanto profissional capacitado para ajudar a população a usar corretamente os medicamentos”.