No mês em que se comemora o Dia Internacional do Farmacêutico, dia 25 de setembro, o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) realiza uma série de atividades voltadas ao profissional e à população. As ações lembram a importância do farmacêutico dentro da atenção à saúde e levam informações sobre medicamentos e outros serviços para a comunidade geral.

Para abrir a agenda de ações, duas palestras serão realizadas no Auditório da Faculdade de Farmácia da UFRN. No dia 21, o tema do encontro será “Arboviroses e suas complicações”, com o médico infectologista e professor da UFRN e UnP, Luiz Alberto Carneiro Marinho. No dia 22, a professora do curso de Farmácia da UFRN e vice-diretora do Núcleo de Pesquisas em Alimentos e Medicamentos (NUPLAN), Lourena Veríssimo Mafra, abordará o “Descarte correto e consciente de medicamentos”. As aulas ocorrem às 19h e as inscrições são gratuitas pelo telefone 3221-1211.

Uma Exposição Cultural sobre o Uso Racional de Medicamentos também integra a chamada “Semana do farmacêutico”. A exibição estará aberta à visitação no período de 26 de setembro a 02 de outubro, no Praia Shopping, em Ponta Negra. Os painéis educativos já passaram por Bauru – SP, João Pessoa – PB, Anápolis – GO, Rio Branco – AC e agora vêm compor as festividades dos farmacêuticos em Natal, por meio de uma parceria entre Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ ), Sindicato dos Farmacêuticos do RN (Sinfarn) e CRF-RN.

No dia 25, Dia Internacional do Farmacêutico, o Conselho levará serviços à população dentro do Projeto Cidade Viva, na avenida Dinarte Mariz, a Via Costeira. O local já é conhecido dos natalenses por reunir centenas de pessoas aos domingos, quando uma das pistas é interditada e se transforma em um espaço de lazer, que atrai muita gente para caminhadas e passeios de bicicleta, patins e skates. No domingo, os farmacêuticos estarão no local distribuindo cartilha informativa sobre Dengue, Zika e Chikungunya e tirando dúvidas das pessoas quanto ao correto uso de medicamentos. Haverá ainda aferição de pressão, teste de glicemia e outros serviços farmacêuticos, além de distribuição de brindes educativos.

Para fechar com chave de ouro as comemorações, o CRF-RN realiza a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico 2016, no dia 30 de setembro, às 19h30, no Auditório da Reitoria da UFRN. A premiação ocorre anualmente e homenageia os farmacêuticos que se destacam na atuação profissional.

MOBILIZAÇÃO INTERNACIONAL

A movimentação dos farmacêuticos ocorre em todo o país no dia 25, quando também será lançada simultaneamente a campanha Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti, na Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela, em uma iniciativa do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com apoio da Fundação Internacional Farmacêutica (FIP) e Fundação FIP. A ideia surgiu com a repercussão positiva da campanha brasileira, lançada em março, com grande adesão dos farmacêuticos e da população.

Esses países continuam registrando casos de dengue, chikungunya e zika, com tendência de o problema se agravar, em função do período chuvoso que se aproxima. Será uma ocasião tanto para os farmacêuticos celebrarem os avanços da profissão como para reafirmarem, à sociedade, a importância da atuação profissional.

Acesse o hotsite da campanha e baixe um folder e um guia de bolso com informações para a população e para os farmacêuticos sobre as doenças relacionadas ao Aedes aegypticampanhacff.wix.com/farmaceuticoemacao.

SERVIÇO:

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO FARMACÊUTICO CRF-RN:

– Palestra Sobre “Arboviroses e suas complicações”

Data: 21/09 – Quarta-feira

Palestrante: Dr. Luiz Alberto Carneiro Marinho.

Local: Faculdade de Farmácia da UFRN

Inscrições gratuitas: 3221-1211

– Palestra sobre Descarte correto e consciente de medicamentos

Data: 22/09 – Quinta-feira

Palestrante: Dra Lourena Mafra Veríssimo

Local: Faculdade de Farmácia da UFRN

Inscrições gratuitas: 3221-1211

– Exposição Cultural “Uso Racional de Medicamentos”

Data: de 26 de setembro a 02 de outubro

Local: Praia Shopping, em Ponta Negra

– Dia Internacional do Farmacêutico – Mobilização da Campanha Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti

Data: 25/09 – Domingo

Local: Projeto Cidade Viva, na avenida Dinarte Mariz – Via Costeira.

– Comenda do Mérito Farmacêutico 2016

Data: 30/09 – Sexta-feira