CRF-RN ENTREGA COMENDA DO MÉRITO FARMACÊUTICO 2016

O Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) entregou a Comenda do Mérito Farmacêutico 2016 a cinco personalidades da área farmacêutica que realizaram relevantes serviços à profissão. A cerimônia ocorreu na noite de sexta-feira, dia 30 de setembro, no auditório da Reitoria da UFRN.

Na ocasião, profissionais, familiares, amigos e a comunidade em geral se reuniram para prestigiar a entrega da Comenda aos homenageados. Este ano, receberam a Comenda a drª. Edna Marques de Araújo Silva; o dr. Edmar de Araújo Dantas; a drª. Monara Bittencourt de Amorim; o dr. Ney Moura Lemos Pereira e a drª. Valéria Maria Silva Godeiro.

Em reconhecimento aos profissionais que se destacam na atuação profissional, O CRF-RN realiza anualmente a premiação com profissionais escolhidos em votação pelo Conselho. A Comenda do Mérito Farmacêutica é uma forma de valorização profissional e faz alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de Setembro.

 

Confira mais detalhes sobre os homenageados de 2016:

1- Drª Edna Marques de Araújo Silva

Doutora em Ciências da Saúde na área de Farmácia – Análises Clínicas – Parasitologia e Imunologia. Mestre em Química e Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também graduou-se em Farmácia. É ainda especialista em Análises Clínicas, pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da UFRN desde 1977.  Na UFRN, coordenou diversos projetos de pesquisa na área de Parasitologia e também projetos de extensão com ações comunitárias. Atuou como chefe e vice-chefe do Departamento de Análises Clínicas, no período de 2005 a 2007, e no ano de 2010.  Além disso, foi representante regional da Sociedade Brasileira de Parasitologia, de 2005 a 2009.  Dra Edna Marques foi ainda coordenadora e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Análises Clínicas, de 2004 a 2008.  Atualmente, é professora aposentada da UFRN e mais nova Comendadora do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN).

2- Dr. Edmar de Araújo Dantas

Farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1984. Desde 1988, é bioquímico da Prefeitura de Natal, atuando no Centro Clínico doutor Zeca Passos. Em 2015, aposentou-se do serviço no Hospital Giselda Trigueiro. Antes disso, entre 1995 e 2000, foi presidente do Sindicato de Farmácia. No período de 1991 a 1993, participou das atividades do CRF-RN como Conselheiro Regional. Atuou ainda como oficial farmacêutico do Exército Brasileiro, de 1986 a 1990, e da Polícia Militar do RN, de 1990 a 1993. Ainda na Faculdade de Farmácia da UFRN, liderou o movimento estudantil, participando de diversas atividades como presidente do Centro Acadêmico, representante dos Estudantes no Colegiado de Curso e Delegado nos Encontros Nacionais de estudantes em Minas Gerais e Ceará. Agora, é o mais novo Comendador do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN).

3- Drª. Monara Bittencourt de Amorim

Farmacêutica-bioquímica, especialista em Citologia Oncótica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Hematologia Clínica e Ciências Forenses pela FAL Estácio – Faculdade de Natal. É docente do curso de Farmácia da UFRN e muito respeitada e admirada pelos alunos. Como Farmacêutica, atuou em farmácias, laboratórios e Faculdades.  Ela afirma ser uma farmacêutica-sanitarista por amor. Monara Bittencourt também é a mais nova Comendadora do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN).

4- Dr. Ney Moura Lemos Pereira

Farmacêutico e mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialista em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO). Em 1997, quando graduou-se, começou a trabalhar em uma unidade clínica especializada em oncologia e desenvolveu atividades de gestão, seguimento clínico e se tornou um dos primeiros farmacêuticos a trabalhar na área de manipulação de antineoplásicos no estado do Rio Grande do Norte. Foi professor da Universidade Potiguar, de 2005 a 2008. Em 2009, tornou-se professor-Adjunto do Departamento de Farmácia da UFRN, onde ministra, entre outras, a disciplina “Tópicos em Oncologia para Farmácia”, que é a primeira disciplina específica da área de oncologia oferecida a um curso de graduação em farmácia no Brasil. Coordena um trabalho de pesquisa voltado ao seguimento clínico do farmacêutico em oncologia que, neste ano, recebeu menção honrosa da Sociedade Brasileira de Farmacêutico em Oncologia­­. Hoje, recebe a Comenda do Mérito farmacêutico do CRF-RN.

5- Drª. Valéria Maria Silva Godeiro 

Farmacêutica industrial, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1981. Pela mesma Universidade, especializou-se em medicamentos e cosméticos; e farmácia hospitalar para o controle de infecção hospitalar. Nesse período, desenvolveu projetos no Instituto de Medicina Tropical no estado de Rondônia e foi diretora do CEME/MS, no estado de Rondônia. É também Especialista em Farmácia Magistral, pela Associação Nacional de farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), em 1999. De 2007 a 2008, foi coordenadora no RN do Sistema Nacional de Aprimoramento e Monitoramento Magistral. É um exemplo de farmacêutica empreendedora, obtendo êxito como sócia-proprietária, há 30 anos, da rede “Ao Pharmacêutico” de farmácias de manipulação. Em 2016, seu trabalho é homenageado pelo CRF-RN, que lhe concede a Comenda do Mérito farmacêutico.

Outras fotos do evento, você confere em nossa página no Facebook.