CONHEÇA OS HOMENAGEADOS COM A COMENDA DO MÉRITO FARMACÊUTICO 2018

O Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) divulga a relação com os nomes dos cinco farmacêuticos que serão homenageados com a Comenda do Mérito Farmacêutico 2018. A escolha ocorreu com a participação dos profissionais de todo estado que puderam indicar nomes ao Plenário. Receberão a Comenda 2018 os seguintes farmacêuticos: Rosana Lucena Tavares de Sá Leitão, Antônia Elizabeth de Brito, Cleide Barbosa de Macedo, João Batista Ribeiro da Hora e Maria Paulo da Silva.

A cerimônia de entrega da Comenda será realizada dentro da programação do II Simpósio de Farmácia e Análises Clínicas do RN. O evento ocorre neste sábado, dia 01 de dezembro, das 8h às 18h, no Praiamar, em Natal. Ainda é possível realizar inscrição gratuita pelo telefone: 3221-1211 ou pelo 3221-1152. Para validar a inscrição é necessário levar uma lata de leite em pó para doação a instituição filantrópica.

A Comenda é concedida pelo CRF-RN aos profissionais que se destacam na atuação profissional como forma de valorização profissional. A premiação ocorre anualmente e os profissionais são escolhidos em votação pelo Conselho.

 

Confira mais detalhes sobre os homenageados de 2018:

DRª. ANTÔNIA ELIZABETH DE BRITO.

ANTÔNIA ELIZABETH DE BRITO graduou-se em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no ano de 1979. É mestre em Farmácia Hospitalar pela faculdade de Farmácia de Lisboa, em Portugal. Possui Especialização em Farmácia Hospitalar faculdade de farmácia da mesma universidade portuguesa e Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Alagoas. Atua como farmacêutica da Farmácia Escola da UFRN desde 2014. Foi farmacêutica do Hospital Universitário Onofre Lopes de 1982 até 2014. Fundou o serviço de Quimioterapia do HUOL, em 1995, e o serviço de Farmácia do Hospital do Coração de Natal RN, em 2000.

DRª. CLEIDE BARBOSA DE MACEDO

Dra. Cleide Barbosa de Macêdo graduou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 1978. Em 1979, passou a residir na cidade de Currais Novos, on trabalhou por vários anos no Hospital Regional da cidade. Posteriormente, foi destinada para a chefia do Banco de Sangue, que oportunizou seu trabalho com a Hemoterapia. Com a fundação da Unidade do Hemocentro de Currais Novos, assumiu a sua diretoria permanecendo até a aposentadoria. Paralelamente ao serviço público, trabalhou também em diversas farmácias e até hoje é proprietária de um Laboratório com 30 anos de atividade. É Pós-Graduada em Hematologia e Hemoterapia e Microbiologia Clínica.

JOÃO BATISTA RIBEIRO DA HORA

JOÃO BATISTA RIBEIRO DA HORA é graduado como Farmacêutico-Bioquímico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1968.  Em 1972, formou-se no curso de Indústria Farmacêutica e Alimentos pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFRN. Foi Sócio fundador da Clínica e Laboratório do Instituto de Endocrinologia do RN e da clínica “Centro Clínico Igapó”. Em 2009, tornou-se proprietário de Laboratório de Análises Clínicas. Atuou também como farmacêutico responsável técnico em algumas farmácias e drogarias da cidade de Natal. De 1970 a 1975, foi Farmacêutico Bioquímico do Laboratório Evandro Chagas, prestando serviço no Laboratório do IPASE (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado).  De 1975 a 1997, foi Farmacêutico-Bioquímico do Ministério da Saúde, onde aposentou-se.

DRª. MARIA PAULO DA SILVA

MARIA PAULO DA SILVA graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É especialista em Análises clínicas pela UFRN e em Citologia Clínica, pela Universidade Potiguar. De 1993 a 2009, foi farmacêutica da Prefeitura de Natal, atuando no Centro de Saúde da Redinha. Atou ainda como farmacêutica, no período de 1994 a 2004, no Hospital ITORN.

Atualmente, trabalha no laboratório da UPA Cidade da Esperança como Responsável Técnica.

DRª. ROSANA LUCENA TAVARES DE SÁ LEITÃO.

ROSANA LUCENA TAVARES DE SÁ LEITÃO é Graduada em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas (1984) e Indústria (1985) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui especialização em Citologia Clínica pela Universidade Potiguar. Foi Diretora do Centro de Saúde São João, Bioquímica do Laboratório da Casa de Saúde São Lucas (LABOCON) e Diretora Técnica do Laboratório de Citologia Clínica (CITOLAB). Também atuou como Chefe do Laboratório de Hematologia do Hemonorte. Atualmente é farmacêutica-Bioquímica do Laboratório de Hematologia do Hemonorte, professora do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde e Farmacêutica do Setor de Dispensação de Alto Custo do Hospital João Machado.