O Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) realizou no último sábado, dia 19 de março, uma mobilização em Natal contra o Aedes aegypti. A ação integrou as atividades do dia D da campanha nacional chamada Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti, coordenada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Os clientes dos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping receberam panfletos informativos sobre a dengue, chikungunya e zika. Durante a mobilização, várias redes de farmácias aderiram à campanha e também estão oferecendo informações sobre as doenças.

O dia D foi marcado pela presença de farmacêuticos e estudantes bem próximos à população para tirar dúvidas sobre prevenção, sintomas, sinais de alerta e medicamentos. O uso correto do repelente estava entre as dúvidas mais recorrentes da população.

A orientação do presidente do CRF-RN, Sales Guedes, é que a população procure um farmacêutico em caso de dúvida quanto ao uso de medicamentos e repelentes. “Esse profissional pode melhor orientar quanto uso de remédios para tratar os sintomas e também indicar o repelente mais adequado para cada caso”.

No sábado, foram distribuídos cerca de 10 mil folhetos informativos, além de sacolinhas de lixo para carro, como forma de conscientizar a comunidade sobre a importância de não jogar lixo em via pública e alertar sobre a correta destinação desses resíduos, de forma a evitar os focos do mosquito.

A campanha continua em todo país e a ideia é transformar cada farmacêutico em um agente de combate ao mosquito e as farmácias em pontos avançados de ação contra as três doenças.

O Conselho Federal de Farmácia está com um hotsite, um folder e um guia de bolso, com informações para a população e para os farmacêuticos sobre as doenças relacionadas ao Aedes aegypti. O material pode ser acessado no site: campanhacff.wix.com/farmaceuticoemacao.

Mais fotos da ação em Natal podem ser conferidas no facebook: https://www.facebook.com/Conselho-Regional-de-Farm%C3%A1cia-do-RN-159473540827993/

Assessoria de Comunicação CRF-RN